O ritual tem seqüência às 8h com celebração da Missa na Matriz de São José. Mantendo a tradição, às 18h se ouvem 12 tiros de morteiro e, em seguida, acontece o levantamento do mastro em homenagem a Santo Antonio, São João e São Pedro, nos pés da imagem de São João enfeitada com flores, produtos da região (cana-de-açúcar, arroz, milho e feijão) rezando por uma boa colheita e pedindo properidade. Na seqüência, o padre acende a fogueira que tem aproximadamente 10 metros de altura.
É emocionante participar da Festa de São João de Tupi, considerada a mais antiga e rica em folclore, religiosidade e magia. Mantendo a tradição, a Festa recebe mais de 20 mil pessoas todos os anos, revivendo as peculiaridades das comemorações juninas, inclusive com quermesse para mais de 80 barracas de comidas típicas: pastel, espetinhos, doces, brinquedos, lanches, tapioca, acarajé, quentão, vinho quente, batidas, pamonha, milho verde entre outros.
Súplica a São João Batista
Glorioso São João Batista, que foste santificado no seio materno, ao ouvir vossa Mãe a Saudação de Maria Santíssima, e Canonizad ainda em vida, pelo mesmo Jesus Cristo que declarou solenemente não haver entre os nascidos de mulheres nenhum maior do que Vós.
Por interseção da Virgem e pelos infinitos merecimentos de seu Divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando como Messias e apontando-o como Cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também nós testemunhos da verdade e selá-lo até se preciso for com o próprio sangue, como fizeste-vos, degolado iniquamente por ordem de um rei cruel sensual, cujo desmandos e caprichos haveis justamente verberado.
Abençoais esta vossa Casa e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticastes em vida, para que, verdadeiramente animados do Vosso Espírito no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar Convosco da bem aventurança eterna. Assim seja.
23 de Junho
06h – Toque da alvorada
08h – Missa
18h – Levantamento do mastro
00h – Queima de fogos
06h – Toque da alvorada
08h – Missa
18h – Levantamento do mastro
00h – Queima de fogos
Comidas Típicas
Salão Paroquial – a partir das 11h
Cuscuz, Leitoa a pururuca, frango inteiro frito, porção de leitoa, frango a passarinho e babidas
Salão Paroquial – a partir das 11h
Cuscuz, Leitoa a pururuca, frango inteiro frito, porção de leitoa, frango a passarinho e babidas
80 barracas típicas
24 de Junho
19h – Missa em Louvor a São João Batista
19h – Missa em Louvor a São João Batista
Paróquia São João Tupi
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Envie seu comentário